Universidade Federal do Para

SÁBADO, 25 DE MARÇO DE 2017

Pós-Graduações

Banner

Seja bem vindo(a) ao site do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural

Histórico da Unidade

A criação e o funcionamento do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) foi aprovado pelo CONSUN no dia 09 de outubro de 2007. A estrutura acadêmico-administrativa foi instituída pela Portaria Nº 942 de 19 de março de 2008, publicada na folha 11 da Seção 1 no D.O.U. Nº 55 no dia 20 de março de 2008. O NCADR sucedeu o Centro Agropecuário (CA) em decorrência das mudanças regimentais ocorridas na UFPA, a partir de 2007. O antigo Centro Agropecuário iniciou suas atividades em 1991 com o curso de Especialização em Agriculturas Familiares Amazônicas e Desenvolvimento Ambiental (DAZ), sediado no NAEA (Núcleo de Altos Estudos Amazônicos) e com o curso de Mestrado em Ciência Animal e a criação da CEBRAN[1] (Central de Biotecnologia da Reprodução Animal), ambos ligados ao antigo Centro de Biologia. Em 1994 foi formalizado dentro da instituição enquanto Unidade Acadêmico-administrativa sendo constituído por duas subunidades com característica de núcleos de integração: O Núcleo de Estudos Integrados sobre Agricultura Familiar (NEAF) e o Núcleo de Estudos em Ciência Animal (NECAN). Essas duas subunidades deram origem aos dois Programas de Pós-Graduação (PPGAA e PPGCAN) sob a responsabilidade do NCADR.

Atualmente o NCADR oferece dois Programas de Pós-Graduação com 3 cursos Stricto sensu (Mestrado em Agriculturas Amazônicas e Desenvolvimento Sustentável, Mestrado e Doutorado em Ciência Animal) e 2 cursos Lato sensu (Agriculturas Amazônicas e Desenvolvimento Agroambiental e Extensão Rural, Sistemas Agrários e Ações de Desenvolvimento).

[1] Atualmente integrado a estrutura do Campus de Castanhal.

Resultado da Homologação de Inscrições - Concurso Professor Visitante Tema "Sanidade Animal"

Foi homologada a inscrição de um candidato à vaga de professor visitante, sob Edital nº 034 de 27 de fevereiro de 2013;.

Veja a ata de homologação...>>>

Banner
Universidade Federal do Pará - UFPA
Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural